Flagra revela novo SUV da Toyota rival de Creta, HR-V e T-Cross

Toyota terá SUV abaixo do Corolla Cross


O segmento de SUVs compactos é o que concentra as vendas de utilitários esportivos no Brasil há alguns anos. Mas a Toyota até hoje não entrou nessa disputa por aqui. Entretanto, tal como o Jornal do Carro publicou em setembro de 2021, a japonesa prepara o SUV pequeno Raize, irmão gêmeo do Daihatsu Rocky. Este modelo é o cotado para substituir o Yaris feito em Sorocaba (SP), com direito a sistema híbrido flex para encarar o Fiat Pulse.


Só que o Raize é aparentemente menor que o Hyryder. O SUV derivado do modelo da Daihatsu tem 3,99 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,62 m de altura. Ou seja, dimensões de um hatch compacto - é até um pouco menor que o Yaris atual. Já a distância entre-eixos tem 2,52 metros. Assim, a Toyota pode ter também o novo SUV indiano por aqui. Ele seria uma opção intermediária, entre o Raize e o Corolla Cross, com preço a partir de R$ 125 mil.


 

 


Segundo a imprensa indiana, o Toyota Hyryder usará a plataforma modular DNGA, versão simplificada da base TNGA, usada, por exemplo, por Corolla sedã e Corolla Cross. Essa plataforma é a mesma do Raize. Ou seja, a Toyota poderá fazer como a Fiat, que terá dois SUVs compactos sobre a mesma arquitetura. No caso, o Pulse, lançado há menos de um ano, e o Fastback, que a marca italiana da Stellantis vai lançar agora no segundo semestre


Vem para o Brasil?


Por ora, tudo não passa de especulação. O Toyota Hyryder estreia em breve e chegará às lojas da Índia até o fim deste ano. Aqui, caso a marca japonesa decida vender o modelo, a estreia vai demorar. Deve ficar para 2024 ou 2025, quando entra em vigor a próxima fase L8 do Proconve, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos.


Assim, poderá compartilhar a base com o Raize e se valer do futuro sistema híbrido flex de entrada da Toyota, que terá o motor 1.5 do Yaris feito em Porto Feliz (SP). De toda forma, importante dizer que o Hyryder foi feito pela Toyota em parceria com a Suzuki Maruti. A princípio, é específico para a Índia. Mas, a depender do sucesso, tudo é possível.

  • Fonte: Jornal do Carro /
  • Autor: Diogo de Oliveria /
  • Data: 15 junho 2022
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS