É PROÍBIDO DIRIGIR SEM MÁSCARA?

"Posso dirigir sem máscara?"


Desde o início da pandemia muitas cidades passaram a exigir o uso da máscara de proteção individual para qualquer pessoa que esteja circulando nas ruas e/ou motoristas de aplicativos e transportes públicos. Gerando assim uma dúvida nos motoristas particulares sobre a obrigatoriedade do uso ou não da máscara.


Segundo anúncio do governador João Doria, o uso da máscara se tornou obrigatório para cada pessoa que estiverem caminhando por qualquer rua do estado de São Paulo desde o último dia 7 de maio. E deixou a fiscalização e penalização para os municípios.


Assim nasceu o decreto 59.384 do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras para motoristas de transporte público, táxis e aplicativos - e também para os passageiros destes três tipos de transporte.


Como o texto do decreto não inclui os motoristas particulares, na prática, você pode dirigir sem o uso da máscara, porém, tudo é bastante relativo e interpretativo. Você pode dirigir, parar em um local e assim que descer do carro ser multado por não se utilizar de máscara. 


Os pedestres que forem flagrados sem máscaras podem sofrer penalização com multa variável entre R$276,10 e incríveis R$276 mil.


Vale lembrar que as autoridades médicas incentivam o uso da máscara, independente de ser obrigatória ou não. "Máscara e bons hábitos de higiene, como uso constante do álcool em gel, são fundamentais, mesmo que como prevenção. Afinal é sempre melhor prevenir do que remediar", garantiram os infectologistas. "Principalmente no caso de motoristas de Uber, Cabify, 99 e outros aplicativos: quanto houver outro ocupante no veículo, o uso é duplamente recomendado", explicam.


Além, os especialistas recomendam janelas abertas nos veículos, ou pelo menos frestas, para que o ar circule. Caso você seja do tipo que adora o ar condicionado, evite usar a "recirculação", para que o aparelho possa utilizar o ar de fora e eliminar o que já estava dentro, fazendo com que ele se renove.


Agora, se você for dar carona para alguém que não more com você, a recomendação é rodar com as janelas abertas, todos usarem máscaras e higienizar sempre as mãos, além de evitar tocá-las no rosto.


 

  • Fonte: NX Motors /
  • Autor: Felipe Parini /
  • Data: 19 maio 2020
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS