OBRIGATORIEDADE DOS EXTINTORES PODE VOLTAR A VALER NO BRASIL

Apesar de derrubado em setembro de 2015 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o uso obrigatório de extintores de incêndio em veículos pode voltar a valer no Brasil. Pelo menos é o que prevê o do projeto de lei (PLC 159/2017), de autoria do deputado Moses Rodrigues (PPS-CE). O texto será analisado ainda neste ano pelo Senado e visa "proteger a vida e a integridade física de condutores e passageiros", em contraponto à decisão considerada "imprudente" do Contran.

"Não é plausível que o Contran, de um momento para outro, entenda que o extintor de incêndio não é mais considerado item de segurança do veículo e decida tornar facultativo o seu uso, deixando vulneráveis motoristas e passageiros em caso de incêndio", justifica o parlamentar.

Para quem não lembra, o Contran tornou o uso do extintor facultativo em 2015 depois de várias tentativas frustradas de implementar a obrigatoriedade. Na maioria das vezes, o prazo era sempre adiado por conta da falta do componente no mercado. No fim das contas, o órgão também constatou que a falta de treinamento e o despreparo dos motoristas para manusear o equipamento geravam mais risco de danos à pessoa do que o próprio incêndio. O Brasil era um dos poucos países que exigiam a presença do item nos carros.

  • Fonte: MOTOR1 UOL /
  • Autor: REDAÇÃO /
  • Data: 05 fevereiro 2018
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS