NÃO FIQUE NA MÃO:

Você provavelmente já sabe que é fundamental trocar o óleo do seu carro. Mas será que você sabe o período da troca do óleo e do filtro, o prazo de validade e a quilometragem máxima para rodar com ele?

Primeiramente é importante ressaltar que existem três tipos de óleo: mineral, semissintético e sintético. No caso do mineral, a duração é de 3 mil a cinco mil quilômetros ou por cerca de seis meses. Já semissintético pode ser utilizado de 6 a 8 mil quilômetros, ou seis meses. Por fim, o sintético, geralmente o mais caro desse trio, dura de 10 a 12 mil quilômetros, ou seis meses.

O tipo de óleo que cada carro deve usar, a quantidade de quilômetros que pode ser percorrida entre as trocas e a quantidade depositada no motor estão especificadas no manual do veículo.

1 - Respeite os prazos para a troca do óleo. Com o uso e o tempo, o óleo se deteriora e perde suas propriedades de lubrificação. Neste caso, você corre o risco de danificar o motor com o atrito entre as partes metálicas.

2 - Completar o nível do óleo não é uma boa ideia. Além de misturar um óleo novo com um velho, pode ser que você acabe adicionado um óleo diferente do utilizado na vez anterior. Caso o nível do óleo esteja baixo, leve o veículo ao mecânico, pois pode ser um vazamento ou outra irregulardidade.

3 - Quando trocar o filtro? Sempre que fizer a troca do óleo; Assim você evita misturar o óleo novo com resíduos de óleo já "queimado" pelo motor.

Essas dicas são do CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária)

  • Fonte: CARSALE /
  • Autor: REDAÇÃO /
  • Data: 22 janeiro 2018
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS